fbpx --> Hospitais interessados em receber animais para pacientes | Apelo Canino | Apelo Canino Skip to main content

Hospitais interessados em receber animais para pacientes | Apelo Canino

29/06/2019

Os hospitais de Montes Claros manifestaram interesse em concordar com as presenças de animais domésticos nas suas dependências, nos casos de visitas aos pacientes, desde que haja maiores esclarecimentos sobre essa medida. O assunto foi discutido durante audiência pública da Câmara de Montes Claros, na noite da última quinta-feira (27), quando se discutiu o projeto de lei 1/2019, para permitir a entrada de animais domésticos em hospitais e clínicas médicas do município. O evento foi de iniciativa do Vereador Valcir da Ademoc (PTB), para ouvir as partes envolvidas e para agregar na elaboração da pasta. Assim, a nova lei poderá atender os pacientes que tiverem internados sem comprometer a higiene das unidades hospitalares.

A diretora clínica do hospital Dilson Godinho, Fabiana Ferreira, afirmou que são incomparáveis os benefícios dos pacientes em contato com animais de estimação, mas é preciso deixar claro, no projeto, a necessidade de avaliar o quadro clínico do paciente e também do animal. “Ainda não temos um espaço para essa demanda, porém somos favoráveis à iniciativa. Caso seja aprovado, pedimos um tempo maior para adaptar nossas instalações”, pontuou a diretora. Thiago Soares, do Hospital Universitário Clemente Faria, pontuou que a instituição é referência na região no tratamento de doenças infectocontagiosas, envolvendo pacientes com baixa imunidade, mas não é contra o projeto. Sugeriu que seja permitida a entrada de apenas cães dóceis acompanhados de laudo veterinário.

A representante do Aroldo Tourinho, Zilda Soares, contou que o hospital já permitiu a entrada de um cão de uma das pacientes, que estava algum tempo internada e foi formada uma comissão com médicos infectologistas que avaliaram as condições da paciente para ver a possibilidade da entrada do animal.

“A recuperação da paciente foi muito rápida com a visita do cachorro. Tivemos muito cuidado para receber o cão, inclusive um espaço aberto para a visitação, sem comprometer a higiene do hospital. Acreditamos que a redação do projeto tenha que ser mais clara, informando o tipo de animal e os critérios para a visita”, ressaltou Zilda Soares, do Aroldo Tourinho.

O único hospital que não concordou com o projeto foi a Santa Casa, que enviou apenas uma nota com a posição da instituição. No documento, o hospital alegou que não possui estrutura e espaço físico adequado, equipe disponível e preparada para a demanda. “Além de colocar em risco todo controle de infecção e contaminação em um ambiente que se encontra superlotado”, encerra a nota.

Um exemplo da eficácia do contato de animais com pessoas é o projeto “Golden da Alegria”, desenvolvido em Montes Claros com, pelo menos, dez cães da raça Golden Retriever. De acordo a coordenadora do projeto, Sandra Andrade, a ação ainda não chegou aos hospitais, porém, várias ações são desenvolvidas em asilos e abrigos de crianças. “É impressionante a alegria das pessoas em contato com os cães e eles não são adestrados, apenas domésticos. Esse projeto do vereador vem para somar nas terapias já existentes nos hospitais”, enfatizou a coordenadora.

Fonte: Gazeta Norte Mineira



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.