fbpx --> Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com o início da revitalização da Praça da Matriz | Apelo Canino | Apelo Canino Skip to main content

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com o início da revitalização da Praça da Matriz | Apelo Canino

05/06/2020

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorada todos os anos, no dia 5 de junho. Para comemorar a data, a Prefeitura de Montes Claros irá iniciar a revitalização de várias praças da cidade, inclusive da histórica Praça Doutor Chaves, a Praça da Matriz. O custo da obra ficará em R$ 520 mil, e a praça será fechada com tapumes para evitar a circulação de pessoas durante a reforma. Os tapumes serão pintados por artistas e grafiteiros, com temas livres.

A Praça da Matriz faz parte do núcleo inicial de constituição da cidade, e está localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, sendo anteriormente denominada Largo da Matriz. A Praça, desde sua formação, é um local de encontros e sociabilidade. Nela são realizadas, tradicionalmente, as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. A Praça foi reformada em 1957, por ocasião do centenário da cidade. E, em 2007, foi totalmente revitalizada, mantendo suas características originais, na ocasião do sesquicentenário de Montes Claros. Por causa de sua importância cultural para a cidade, seu Conjunto Urbanístico foi tombado pela Prefeitura de Montes Claros.

No início deste ano, a Prefeitura de Montes Claros inaugurou o Largo Cultural Georgino Jorge de Souza Júnior, na lateral da Praça, em homenagem ao professor, escritor, jornalista, cartunista, artista plástico, cronista, poeta e compositor, Georgino Jorge de Souza Júnior, falecido em 2018. O Largo é um importante espaço para a cultura montes-clarense e norte mineira, já que ampliou a capacidade da Praça da Matriz de receber diversos eventos artísticos, culturais e folclóricos.

DIA DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de conscientizar e alertar a população e os governos mundiais sobre os perigos do estilo de vida moderno e a importância de cuidarmos do mundo em que vivemos. Tudo começou em Estocolmo, capital da Suécia, quando representantes de vários países e ONGs se uniram em prol das soluções ambientais, em uma conferência sobre o ambiente humano. Foi assim que o dia 5 de junho foi escolhido oficialmente como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2020, que tem a “Biodiversidade” como tema escolhido.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente – Prefeitura Municipal de Montes Claros



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.