fbpx --> Caso de raiva em morcego é confirmado em Montes Claros e vacinação é intensificada | Apelo Canino | Apelo Canino Skip to main content

Caso de raiva em morcego é confirmado em Montes Claros e vacinação é intensificada | Apelo Canino

18/10/2019

Morcego foi encontrado morto no Centro e foram feitos exames em Belo Horizonte que constataram a doença; ações preventivas começam nesta sexta-feira (18).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Montes Claros confirmou, nesta sexta-feira (18), o primeiro caso de morcego infectado com raiva em 2019. O animal foi encontrado morto no último dia 11 na Rua João Pinheiro, no Centro, e foi levado para Belo Horizonte, onde foram feitos exames em um laboratório do CCZ e foi constatada a doença.

“A transmissão do vírus rábico é de mamífero para mamífero através da saliva dos animais. Vamos entrar em contato com o Ibama para avaliar a colônia de morcegos e analisar a origem da doença desse animal, que foi encontrado infectado”, informou o coordenador do CCZ, Flamarion Cardoso.

Para prevenir que a doença não se espalhe, o Centro de Controle de Zoonoses criou várias medidas preventivas. Neste sábado (19), será montado um posto de vacinação na Escola Francisco Sá de 8h às 17h, a prioridade é vacinar animais da área central, mas a vacina vai está disponível para animais de todos os bairros.

A partir das 18h desta sexta a equipe da carrocinha vai recolher todos os animais de rua para vacinação contra a raiva. Segundo o coordenador, na próxima segunda-feira (21), as equipes também vão visitar as casas da região central para garantir que todos os animais sejam imunizados.

“A preocupação é evitar que os animais se contaminem porque eles podem também passar a doença para os humanos. O vírus é muito agressivo e a chance de cura em animais e humanos é pequena porque ataca o sistema nervoso. Pedimos que a população receba os agentes para termos êxito nesse bloqueio viral”, disse Flamarion Cardoso.

Segundo ele, o último caso da doença foi diagnosticado também em um morcego em 2018, no Bairro Jaraguá I. “Na época, fizemos essa mesma ação que estamos elaborando agora, vacinamos os animais da região e orientamos a população para entrar em contato com o CCZ ao ver um morcego voando, principalmente durante o dia, porque eles têm esse hábito noturno”.

Campanha de vacinação

Neste ano, o Centro de Controle de Zoonoses realizou a Campanha de Vacinação Antirrábica no mês de julho na área urbana, e em agosto, os animais da zona rural receberam a dose da vacina. Segundo o CCZ, foram imunizados mais de 55 mil animais. “Nós conseguimos alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Essa meta também foi atingida em 2018, quando imunizamos cerca de 54 mil cães e gatos”, explicou o coordenador do CCZ.

Fonte: G1 Grande Minas



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.