--> CCZ intensifica ações para combater a raiva após confirmação de que morcegos tinham doença | Apelo Canino Skip to main content

CCZ intensifica ações para combater a raiva após confirmação de que morcegos tinham doença

19/09/2020

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou, nesta sexta-feira (18), que dois morcegos encontrados em Montes Claros (MG) estavam infectados com a raiva. A confirmação foi feita em um laboratório de Belo Horizonte (MG).

Segundo Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ, os animais foram encontrados mortos em maio, nos bairros Edgar Pereira e Lourdes.

“Todos os animais infectados pelo vírus da raiva têm o sistema nervoso afetado, isso também acontece com os morcegos. Sabemos que esse tipo de animal é noturno, então quando percebemos um morcego voando de dia ou em locais que não sejam escuros, pode ser uma suspeita de que estejam infectados com a raiva.”

Devido ao risco da transmissão da doença para outros animais, como cães e gatos, e até para humanos, o CCZ criou diversas ações emergenciais preventivas.

Nesta sexta (18), agentes passaram nas casas dos bairros onde os morcegos infectados foram encontrados para vacinar animais domésticos. Além disso, essas regiões vão receber postos de vacinação temporários. Mesmo os animais já vacinados na campanha que teve início em agosto, devem ser imunizados novamente.

Quanto aos animais de rua, Flamarion Cardoso explica que serão recolhidos e levados ao Centro de Controle de Zoonoses para avaliação.

“Esses animais vão ficar em observação por 10 dias para que possamos ir acompanhando e avaliando a situação de saúde deles.”

As investigações para verificar se outros morcegos também estão com sintomas de raiva continuam em Montes Claros. Na tarde de hoje (18), um morcego foi encontrado no bairro São José. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses encaminhou amostra de material do animal para o mesmo laboratório que identificou as confirmações anteriores. O resultado deve sair nos próximos dias.

Flamarion Cardoso alerta que a população deve vacinar cães e gatos contra a doença. Além disso, quem encontrar morcegos mortos precisa acionar o CCZ.

Por G1 Grande Minas



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.