Câncer de Mama em cadelas
Durante o mês de outubro, o mundo inteiro se mobiliza em campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama. O que muita gente não sabe é que essa preocupação também precisa estar relacionada aos pets. A neoplasia mamária é um tumor muito comum entre cadelas e gatas.
Essa semana recebemos um pedido de ajuda para uma cadelinha de 12 anos (foto) com um enorme tumor mamário. Por falta de condições financeiras, sua tutora não procurou ajuda veterinária e infelizmente nos últimos dias o quadro evoluiu bastante. A cachorrinha já foi encaminhada para o Hospital Veterinário, aos cuidados do Dr. Raul, onde será tratada e acompanhada.
PREVINA! A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.
A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre palpar a barriga de seu animal e observar as mamas. Caso note qualquer alteração ou nódulo, vá imediatamente a um médico veterinário. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura.