Este programa faz parte de um trabalho contínuo da Apelo Canino em busca da melhoria da saúde pública do município e também da qualidade de vida dos animais.
Fruto da parceria entre a Apelo Canino e a Clínica Veterinária Recanto Pet, o programa acontecerá de forma permanente, duas vezes por mês, na clínica. O serviço não será gratuito, as castrações serão oferecidas a preço popular.
A Apelo canino é uma organização civil de fins não econômicos, isto é, não tem por objetivo auferir lucros e distribuir resultados aos acionistas e administradores. Da mesma forma, não é um órgão público mantido com repasses de dinheiro público e, portanto, necessita cobrir os custos de desenvolvimento e manutenção do projeto. Desse modo, os valores arrecadados são única e exclusivamente relativos ao ressarcimento de custos.
Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), adequamos o mutirão para atender a todos os cuidados necessários com a saúde e segurança de nossos clientes, parceiros e animais.
Em parceria com Deputado Estadual Noraldino Júnior, que destinou emenda parlamentar, iremos oferecer 627 vagas para castração gratuita para beneficiar prioritariamente tutores de baixa renda (beneficiários de Programas Sociais); tutores que adotaram animais em situação de rua; e animais abandonados supervisionados por protetores independentes e ONGs de proteção animal.
Atendimento prioritário aos animais domiciliados e semidomiciliados de tutores residentes em áreas endêmicas, com risco epidemiológico para a transmissão de zoonoses (principalmente leishmaniose); tutores de baixa renda (beneficiários de Programas Sociais); idosos (muitos têm nos animais de estimação uma companhia, quase um ente da família); tutores que adotaram animais em situação de rua; e animais abandonados supervisionados por protetores independentes e ONGs de proteção animal.
Os procedimentos serão realizados no conforto e segurança de uma clínica veterinária, mas com o preço de mutirão de unidades móveis. A Recanto Pet está localizada na Rua Padre Feijó, 38, Santa Rita I (https://goo.gl/maps/rFXTieH3eDFDW7c46), em Montes Claros. Simultaneamente aos procedimentos serão realizadas atividades educativas e informativas com o objetivo de inserir junto à comunidade conhecimentos específicos de guarda responsável e cuidados com os animais.